Exercício de paráfrase
Saber parafrasear um texto mostra-se cada vez mais importante nos dias de hoje. Isso se deve ao fato de que a maioria das informações que nos é posta à frente, todos os dias, possui uma fonte. Esta, por sua vez, é detentora do direito de expressar essa informação, sendo considerado crime, mesmo sem más intenções, o ato de transmitir tal informação sem a identificação – ou, às vezes, até o consentimento – da fonte. Por essa razão é a paráfrase um dos valiosos recursos para quem deseja valer-se de uma informação sem prejudicar os direitos reservados à fonte. Então, vamos treinar um pouco com as frases abaixo?
1. "A saúde, diz o ditado popular, começa pela boca. Neste caso, o senso comum coincide com os conhecimentos científicos e todo bom profissional de saúde sabe que não há saúde sem saúde bucal. A literatura epidemiológica é consistente no reconhecimento dessa estreita associação. A Organização Mundial da Saúde (OMS), ao conceituar “saúde bucal” destaca que esta corresponde a muito mais do que ter bons dentes, abrangendo o denominado complexo craniofacial, constituído pelas estruturas e tecidos dentários, bucais, faciais e do crânio. Também para a OMS, a saúde bucal é parte da saúde geral, essencial para o bem-estar das pessoas, e implica estar livre de dor orofacial crônica, de câncer de boca e faringe, de alterações nos tecidos moles da boca (língua, gengivas, e mucosa oral), de defeitos congênitos como lesões e fissuras de lábio e/ou palato, e de outras enfermidades ou agravos que afetem o complexo craniofacial”.
2. “Para que o direito humano à saúde bucal não seja letra morta em documentos oficiais, como leis e relatórios variados, deve ser objeto de ações públicas e privadas que lhe deem concretude. Em decorrência, as ações realizadas nessa área, seja pelo Estado seja por particulares, devem se constituir, cabe reiterar, em políticas públicas formuladas, implementadas e avaliadas na esfera pública, com ampla e democrática