exercício de introdução a economia
7,0% ao ano, superando o Japão e, daí então, praticamente estacionou?
b) Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista? Devido a maior concentração de empresas e o setor de serviços está mais forte na região sudeste.
c) Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação?
d) Por que o governo que não tem superavit fiscal apresenta dificuldade em financiar seus deficits públicos?
Quando não há um superávit fiscal o governo sem recursos para arcar com suas dívidas.
e) Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma melhora na balança comercial e a uma redução do salário ?
f) Será que o sistema de indexação de salários, câmbio e juros interfere no processo inflacionário?
g) Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são dados importantes para as decisões de investimento das empresas? Por que se a taxa de juros estiver alta, o consumo será pequeno, sendo inviável uma maior produção. Quando é produzido um certo produto há um custo para isso, caso o preço esperado de venda tenha uma margem de lucro muito pequena, fica inviável a produção deste produto.
h) Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança?
Com os juros altos, o consumo é reduzido, ficando mais atraente para a população poupar, essa atitude faz com que os bancos tenham mais dinheiro em caixa para investir.
i) Por que os fumantes são mais penalizados quando sobe o preço de todos os cigarros relativamente à alta de preço de apenas uma marca?
j) Serão as negociações coletivas a solução alternativa ao mercado quando a economia é fortemente marcada por oligopólios e sindicatos fortes, acompanhado de baixa abertura ao comércio internacional? Na ausência dessa solução até onde o congelamento de preços apresenta-se como alternativa para conter a inflação?
k) Por que os impostos sobre