Exercício introdução a Economia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
COLEGIADO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: TEORIA ECONÔMICA CLÁSSICA
PROFESSOR: JOSSEL BORGES SANTOS
EXERCÍCIO
1) Qual a diferença entre o conceito de trabalho produtivo entre a economia dos fisiocratas e os economistas clássicos
2) Tomando como exemplo a visão de Adam Smith, quais as vantagens e desvantagens do aumento da divisão do trabalho dentro da sociedade?
3) A distribuição da renda está entre os principais objetivos da economia. A partir das formulações teóricas dos economistas clássicas mostre como se dá a distribuição dos rendimentos na sociedade capitalism países independentesta.
4) “Na época da independência, na verdade no ano após sua declaração, em 1822, a população brasileira era estimada em 3,9 milhões de habitantes, dos quais 1,2 milhões eram escravos. Considerando-se a imensidão territorial do país em relação ao número de habitantes e as dificuldades de comunicação que ainda existiram durante quase todo o século XIX, é um fenômeno histórico notável que o país não tenha sido dividido em países independentes menores, como ocorreu com o império hispano-americano.
Durante o século XIX, o Brasil adaptou-se facilmente à ordem econômica controlada pela Grã-Bretanha, que se tornou o núcleo do centro industrial do mundo, trocando seus produtos manufaturados por alimentos e matérias-primas do exterior, ou seja, de países cujas economias eram completamente dependentes da exportação dos mesmos. O Brasil tornou-se um típico exemplo de tais países, pois sua economia dependia de um importante produto primário de exportação (café) e de alguns secundários (açúcar, algodão, cacau); durante quase todo esse período sua economia estava aberta ao capital e aos produtos manufaturados estrangeiros (principalmente ingleses), que fluíam para dentro do país e destinavam-se a formar uma infra-estrutura financeira, comercial e de transportes que poderia ligar o país