Exercício de Inteligência Artificial Capítulo 2
Livro: Inteligência Artificial. (Russell, Norving).
2.1. Defina com suas próprias palavras os termos a seguir.
Agente: é uma objeto que percebe o ambiente por seus sensores e realiza ações por meio de seus atuadores em busca de um objetivo.
Função de agente: descreve o comportamento do agente a partir de uma percepção ou sequência de percepções.
Programa de agente: implementação da função de agente para um agente artificial.
Racionalidade: capacidade de escolher uma decisão baseada na melhor alternativa possível, buscando os objetivos desejados.
Autonomia: capacidade de tomar decisões.
Agente Reativo: agente com autonomia baseada no percepção atual.
Agente Baseado em Modelo: agente que utiliza dados do comportamento do mundo real, a partir de um modelo, para tomar decisões.
Agente Baseado em Objetivos: caracterizado pela capacidade de atuar em busca de seus objetivos, buscando caminhos viáveis perante o estado atual do ambiente.
Agente Baseado na Utilidade: um agente baseado em objetivos pode não ser otimizado o suficiente para realizar tomar boas decisões a longo prazo. Dessa forma, o agente baseado na utilidade permite mapear um ou vários estados com base no seu grau de utilidade.
Agente com Aprendizagem: agentes desse tipo possuem mecanismos que possibilitam a aprendizagem com base nas próprias decisões.
2.2. Tanto a medida de desempenho quanto a função de utilidade medem o quanto um agente esta desempenhando bem suas atividades. Explique a diferença entre as duas medidas.
Uma medida de desempenho avalia o sucesso de um agente por um observador externo. A medida de desempenho pode não ser escolhida da melhor forma, o que pode gerar uma noção distorcida das atividades que o agente esta desempenhando.
A função de utilidade baseia-se na comparação de estados do mundo com base em um grau de utilidade associado. Dessa forma, a função de utilidade consegue ponderar uma possibilidade de sucesso quando o