Exercício de gestao ambiental
R.: Significa que o lixo recebido passou por uma seleção de aproveitamento, por isso o nome usina de triagem. A usina não recebeu o lixo, pois rejeito é tudo aquilo que não se aproveita da triagem, retornando ao lixão ou aterro, como as embalagens compostas de vários materiais ou a vácuo, papel carbono, isopor, tecidos, lixo hospitalar, etc.
1) Uma empresa deseja saber se os resíduos oriundos do seu processo produtivo são ou não inertes. O que a empresa deve fazer?
R.: A partir da classificação estipulada pela NBR 10.004, o gerador de um resíduo pode facilmente identificar o potencial de risco do mesmo, bem como identificar as melhores alternativas para destinação final e/ou reciclagem.
São Resíduos não-inertes os que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico. Já os Resíduos inertes são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.
2) Em um aterro sanitário foi identificado que os resíduos do mês corrente apresentavam grande quantidade de recicláveis de acordo com a composição gravimétrica. O que isso quer dizer?
R.: A composição gravimétrica do lixo determina a característica de massa do lixo seco e