Exercício de biogeografia
Objetivos:
2011
Características básicas;
O fluxo determinante;
Fatores envolvidos;
O ponto isoelétrico;
Tipos do eletroforese:
Eletroforese livre,
Eletroforese capilar,
Eletroforese em suporte p sólido,,
Eletroforese em suporte semi-sólido,
Focalização isoelétrica,
Eletroforese com SDS,
Eletroforese bidimensional,
Eletroforese de alta voltagem,
Immunobloting,
Iontoforese.
Revelação;
Analise qualitativo e quantitativo;
ALPICAÇÕES e PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1
ELETROFORESE
DEFINIÇÃO:
Processo de separação e/ou caracterização de componentes de um sistema, u s ste a, baseado na a ca carga ga e elétrica ét ca livre e das pa partículas, t cu as, o onde de ocorre a migração diferencial das mesmas quando submetidas a um campo elétrico.
PRINCÍPIO:
Para que uma partícula se mova no campo elétrico é necessário que possua carga, isto é, excesso ou deficiência de elétrons, resultando em carga elétrica livre.
2
ELETROFORESE
A eletroforese l t f é especialmente i l t útil como método ét d analítico. líti S
Sua
vantagem é que as proteínas podem ser separadas e visualizadas, permitindo ao pesquisador determinar rapidamente o número de espécies de proteínas presentes em uma ma mistura mist ra ou o o grau gra de pureza p re a de uma preparação particular de proteínas.
A eletroforese permite também a determinação de propriedades cruciais de uma proteína, tais como o seu ponto isoelétrico e seu peso molecular aproximado. aproximado 3
ELETROFORESE
Componentes que possuem carga elétrica livre migram para pólos de carga g oposta p a sua. Portanto,, p partículas carregadas g positivamente p migram para o pólo negativo (cátodo) e partículas carregadas negativamente migram para o pólo positivo (ânodo).
Na eletroforese a força elétrica, Fel , que move a macromolécula (os ácidos nucléicos, e as proteínas também podem ser separados deste modo) é o potencial elétrico, ,