Exercício bioestatística
Acadêmicos: Aldriene Casaes
Laura Helena
Marcos Lopes
Olinda de Fátima
Roberto Rodrigues
Renan Faustini
Roger Damasceno
Rosemeire Souza
Ronaldo Dias
Disciplina: PNE
Licenciatura m Educação Física
7º Período / Noite
IBIRITÉ
2014
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição
Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, Ibirité/MG.
Disciplina
Educação Física
Perfil da turma
Turma com 25 alunos, fases iniciais, de gênero misto.
Duração da aula
50 minutos
Realidade sócio-econômica
Alunos com necessidades educacionais especiais.
Tema da aula
Pique-Pega tradicional, com algumas adaptações para alunos com deficiência visual.
Perfil do aluno com necessidades especial
Aluno portador de deficiência mental, com dificuldades de organizar informações e compreender atividades. (aluno portador de deficiência visual), com dificuldades de desenvolver as atividades.
Justificativa
As mudanças paradigmáticas observadas no cenário educacional recente têm contribuído significativamente para o reconhecimento e o respeito às diversidades individuais dentro do ambiente escolar. Ao focarmos nosso olhar para os alunos portadores de necessidades educativas especiais, constatamos que a partir da década de 80, vários são os estudos e as ações que apontam para a inclusão e a valorização desses alunos nas diversas disciplinas do currículo escolar.
Em nosso país, essa mudança de postura pedagógica voltada para a Educação inclusiva que atenda a todos sem distinção tem seu marco inicial, segundo Rodrigues (2004) com o texto constitucional de 1988, que consagra, no artigo 205, a educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Ainda segundo a autora, essa linha mestra estabelecida pela Constituição é detalhada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (9.394/96), a qual vem ratificar normas sobre a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, incluindo neste rol as com algum