Exercício 1
Exercício n.º 1:
O Profissional da Controladoria: Controller
Para exercer a controladoria em toda sua plenitude, Morante e Jorge (2008) afirmam será necessário um profissional experiente, com larga vivência em finanças empresarias e uma particular habilidade no relacionamento com os responsáveis pela gestão das diversas áreas funcionais da organização, assim a controladoria conduzida da maneira ideal.
Já segundo Figueiredo e Caggiano (2008) para atuar neste novo campo, os profissionais da contabilidade devem ter conhecimento e domínio de outras disciplinas, como Administração, Economia, Estatística, Psicologia etc. Logo este profissional poderá ser avaliado pela contribuição geral que traz a empresa, e não somente com relatórios contábeis e financeiros. Ressaltam ainda que o controller pode ser considerado um gestor encarregado do departamento de controladoria que tem como função gerenciar um eficiente sistema de informação e garantir que exista sinergia entre as áreas e atividades a fim de zelar pela continuidade da empresa. Um amplo conhecimento da legislação sobre tributos, bons conhecimentos dos princípios contábeis e da legislação societária também são necessários para bons relatórios destinados ao governo, bem como para os demais usuários externos das demonstrações financeiras. (SIQUEIRA; SOLTELINHO, 2001)
Oliveira, Perez Jr e Silva (2010, p. 107) definem controller como “o principal executivo da controladoria.” E ainda explicam: “A função controller não é apenas controlar, mas também contribuir para a Administração da empresa, que participa efetivamente como elemento estratégico para atingir metas definidas”. Rotineiras. (OLIVEIRA; PEREZ JR; SILVA, 2010, p.107)
Para Garcia (2010) a posição hierárquica ocupada por este profissional é claramente percebida. Assume o comando das atividades contábeis, repassa aos gestores informações útil para tomada de decisões, além de muitas vezes participar das decisões financeiras e