ExerciciosresolvidosCAP
Aplicando as Leis de Newton aos movimentos dos blocos A e B temos:
Bloco A
Bloco B
(b)
(a)
2. Uma caixa de massa m desliza para baixo, apoiada em uma superfície inclinada de um ângulo com a horizontal, empurrada por uma força horizontal cujo módulo é F. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a superfície é c e o módulo da aceleração da gravidade local é g. (a) Faça um diagrama de corpo isolado para a caixa. Determine (b) a força de atrito cinético sobre a caixa; (c) a aceleração da caixa e (d) o módulo da força para que a caixa deslize para baixo com velocidade constante.
3. Um trenó cheio de estudantes em férias (massa total M) escorrega para baixo numa encosta de montanha cujo ângulo de inclinação é . Determine, em função dos vetores unitários que se fizerem necessários, o vetor aceleração do trenó quando:
Faça uso de ilustrações, eixos cartesianos de referência, e represente os dados pertinentes. Faça o diagrama do corpo isolado para cada situação. Utilize para a aceleração da gravidade.
(a) a montanha está coberta de gelo (supor c = 0);
Dados: M, e c = 0 (fc = 0)
Representação gráfica:
(1) (2) (3)
Como não há atrito ao longo do declive, , a análise a seguir, da resultante das forças ao longo do eixo y, que fornecerá o valor da normal (N), torna-se dispensável.
Em y: (4)
(5)
Em x: (6)
(7)
ou