Exercicios
Uso multímetro
Elétrica básica kleber
09 de setembro de 2011 Da pra ver que com o capacitor em ohmímetro o aumento foi de 100 vezes maior para tirar o erro relativo segue abaixo como se faz a soma. O erro relativo = valor experimentado (-) Valor Correto (x) o valor do capacitor ([pic]) pelo valor correto.
Então o erro relativo é (102,7-100)x100 _______________= 100 Erro relativo = 2,7% para mais. . Introdução: O multímetro é um aparelho que incorpora diversos instrumentos de medida, como voltímetro, amperímetro e ohmímetro, por padrão e capacímetro, frequencímetro, termomerto entre outros como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito, geralmente usando a unidade volt.
O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida de intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor, devendo ser colocado em série com o circuito.
O ohmímetro injeta no elemento uma corrente pré-estabelecida, mede a tensão aos terminais e efetua o cálculo da resistência. No entanto, para que a medição seja correta, é necessário que o elemento a medir se encontre devidamente isolado de outros componentes do circuito, e em particular da massa através do corpo humano. Deste modo evita-se que o circuito envolvente retire ou injete corrente distinta daquela aplicada pelo ohmímetro
Materiais Utilizados A pesquisa realizada em laboratório foram com 4 pilhas usadas. Segue respectivamente abaixo relatório.
Procedimento / Resultados
Seguindo o roteiro experimental, explicitar pontos que talvez não ficaram claros no roteiro, deixar um esquema geral do experimento feito, através de um desenho de preferência. Você pode