exercicios
1- Qual a diferença entre Topografia e Geodésia?
As duas se diferem basicamente pela extensão de área de projeto, sendo que a topografia está restrita a áreas que não excedam lados de 10 Km. A partir disso, temos que considerar a curvatura da Terra para realizar qualquer medição, já que a topografia utiliza como base matemática a geometria analítica clássica, e com isso, a Terra é um plano. Já a geodésia utiliza o cálculo diferencial e integral para a resolução dos problemas da forma matemática da Terra.
2- Qual aplicação da Geodésia?
A geodesia fornece as suas teorias e os seus resultados de medição e cálculo, dando a referência geométrica para as demais geociências e aplicações, como a geomática, os Sistemas de Informação Geográfica, o cadastro, o planejamento urbano e de obras, as engenharias de construção, a navegação aérea, marítima e rodoviária, aplicações militares e programas espaciais, entre muitos outros exemplos.
3- Porque é importante o estudo de Geodésia em Engenharia Civil?
Aplicadas em diversos campos da engenharia civil para a melhoria deste importante controle de qualidade tecnológica. Os profissionais atuantes na arquitetura e engenharia de edificações necessitam, assim como os engenheiros cartógrafos, receber as competências e conteúdos de mensuração geodésica, para melhor entender a sua aplicação na melhoria do controle dimensional de edificações, com vistas à racionalização construtiva.
4- Defina geóide e elipsoide.
O elipsóide é uma superfície regular matematicamente definida com dimensões específicas. No entanto, o geóide coincide com a superfície onde os oceanos estariam sobre todo o planeta Terra se estivesse livre para ajustar o efeito combinado da atração de massas (gravidade) e a força centrífuga da rotação da Terra. Como resultado desta distribuição desigual das massas da Terra, a superfície do Geóide é irregular, e como o elipsóide é uma superfície regular, a separação das duas, referidas como