exercicios
* EM VERMELHO: ENTREGUE.
Aula 1 – não tem atividade final.
Aula 2 – Pesquisa/ escultura/pesquisa. Entregue
Aula 3 –CHAVE DICTÔNICA – EXERCÍCIO
De acordo com as quatro descrições a seguir – de partes do corpo e peças bucais –, relacione as adaptações descritas com o hábito de vida que o(s) inseto(s) em questão deverá (ão) apresentar. Cada descrição pode se adequar a um ou mais insetos. Que hábitat você acha que o(s) inseto(s) ocuparia(m)? Você conheceria o nome vulgar do(s) inseto(s)?
a. Pernas fossoriais e reduzidas; olhos reduzidos; asas reduzidas; antenas curtas; órgãos sensoriais táteis muito desenvolvidos; pigmentação do corpo pálida, sem padrões coloridos; peças bucais mastigadoras.
R: A primeira descrição pode se referir a um cachorrinho-do-mato (Orthoptera), que vive grande parte de sua vida em galerias no solo e possui aparelho bucal mastigador. Os animais que vivem nesse tipo de ambiente costumam ter várias partes do corpo reduzidas, como as antenas, as asas e as pernas, característica que facilita a locomoção. As pernas anteriores são do tipo fossorial, para cavar o solo. Os órgãos sensoriais táteis são bem desenvolvidos, já que a visão pouco ajuda nesse ambiente. É por isso também que a coloração desses animais tende a ser discreta e pálida.
b. Corpo pequeno e achatado dorsoventralmente; garras (última estrutura da perna) bem desenvolvidas; pernas natatoriais providas de muitas cerdas; estruturas respiratórias especiais; peças bucais mastigadoras.
R: Na segunda descrição, encaixam-se vários insetos aquáticos, como ninfas de libélulas, de plecópteros e de efemerópteros, que possuem aparelho bucal mastigador. O corpo desses animais costuma ser achatado dorsoventralmente, como uma adaptação à vida nas correntezas. Esse tipo de corpo possibilita que a água passe sem muito atrito, evitando que o inseto seja arrastado. Para se prenderem ao substrato e não serem deslocados pela água, muitos insetos possui garras, como