Exercicios
1. Conceitue o termo anomalia e exemplifique.
R) Alterações das formas e estruturas que prejudicam a funcionalidade, como a sindactilia, Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), artrogripose, Síndromes como a de Blount, Turner, Klinefelter, Patau, Marfan, entre outros.
2. O que são discos epifisários, onde estão localizados e para que servem?
R) São cartilagens de desenvolvimentos localizadas entre a epífise e a diáfise de ossos longos de crianças e adolescentes, e serve para determinar o crescimento, em comprimento, de um osso.
3. Caracterize anatômica e funcionalmente as substâncias que compõem o osso.
R) Compacta – As lamínulas ósseas encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Mantêm-se unida para proteção, formato e resistência dos ossos.
Esponjosa – Lamínulas ósseas mais irregulares e espaçadas. Ajuda a amortecer impactos e permite a passagem de vasos sanguíneos e nervos.
Periósteo – Microcamada de tecido conjuntivo (membrana) que contém células produtoras de osso (osteoblastos e osteoplastos). Reveste a superfície óssea (exceto onde há encontro de ossos) e é responsável pelo crescimento em largura e espessura do osso.
4. Defina os segmentos da coluna vertebral enfocando o número de ossos presentes em cada segmento. Comente sobre as principais funções da coluna vertebral.
R) A coluna vertebral é uma haste de sustentação corporal que fica localizada na região dorsal mediana do tronco e do pescoço. A coluna tem como funcionalidade: proteger a medula espinal, fixar músculos, distribuir o peso corporal, suportar a gravidade e permitir e flexibilidade do indivíduo. Na maioria dos adultos a coluna tem 26 vértebras, dividas em: 7 cervicais, as quais ficam localizadas no pescoço; 12 torácica, localizadas na região do tórax; 5 lombares, localizadas na região abdominal; sacro e cóccix, localizados na região pélvica. O número de