iiiii
Ezequiel
Data:
Século 6º A.C (593 a.C. a 571 a.C.) (recebeu o chamado em julho de 593 a.C. continuou no exercício da vocação por 22 anos).
Destinatário:
Ezequiel foi chama do para pregar o evangelho à “casa de Israel” para o povo de Deus para lembra-los do governo divino e soberano e chama-los para viver de acordo com os santos propósitos do Senhor.
Propósito:
Chamar o povo de volta a Deus e dar-lhe esperança (apesar da dificuldade de entendimento das profecias e visões celestiais de Ezequiel).
Mensagem:
Uma vez recebida a noticia da derrocada de Jerusalém , a mensagem de Ezequiel passou a ser a palavre divina consoladora de esperança para o povo do Senhor, eles experimentariam a restauração e um futuro glorioso como reino redimido e aperfeiçoado de Deus no mundo. O Senhor também deu a Ezequiel uma profecia sobre a restauração futura
Plano
De
Fundo:
Histórico:
Ezequiel escreveu durante um período muito conturbado depois da morte do rei Josias.
Político:
O povo estava sobre domínio do rei Josias no exilio que causou grande alvoroço entre o povo de Deus, e falsos profetas estavam pregando que em breve o Senhor derrubaria os babilônicos.
Social:
Cultural:
Geográfico
A história do livro de Ezequiel se passa em Judá onde também relata a revolta contra a Babilônia e a retaliação que o povo babilônico fez para destruir Judá
Religioso:
O povo estava em um período conturbado com a religião pois eles voltaram a idolatria e a ilegalidade em Judá.