EXERCICIOS
(divisão celular); são capazes de converter energia de uma forma para outra e realizar diversos fatores metabólicos; armazenam as informações genéticas em moléculas de DNA, que apresentam capacidade de duplicação.
Todas essas descobertas sobre a célula ocorreram após os trabalhos de Leeuwenhoek e Hooke, o estudo microscópico dos seres vivos prosseguiu e em 1838 dois pesquisadores alemães, Matthias
Schleiden, estudando plantas, e Theodor Schwann, estudando animais, formularam a Teoria Celular.
Segundo essa teoria, “todos os seres vivos são formados por células”.
MOTABOLISMO: representa o conjunto de reações químicas que ocorrem nos organismos.
CATABOLISMO: toda reação de quebra de moléculas (Ex.: Degradação da glicose na respiração celular; digestão de proteínas no estômago).
ANABOLISMO: toda reação de síntese de moléculas (Ex: Síntese da glicose na fotossíntese; síntese de proteínas).
Assim, é possível encontrar grandes semelhanças no nível celular desde as bactérias até o ser humano, o que nos ajuda a traçar a história evolutiva dos seres vivos e notar que existem fortes evidências de que todos descendem de uma célula ancestral comum, que surgiu nos primórdios da Terra primitiva.
Por meio do processo evolutivo, essas células se modificaram e se especializaram, gerando a grande diversidade de seres que existem hoje em nosso planeta.
Organização Celular
Embora os seres vivos apresentem uma grande diversidade de células, todos os tipos celulares apresentam quatro componentes fundamentais: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina. Vamos caracterizar cada um deles.
Membrana Plasmática: é a estrutura que delimita o espaço intracelular, separando-o do meio extracelular.
Tem propriedades importantes que lhe dão capacidade de controlar seletivamente as substâncias que entram ou saem da célula, possibilitando que a