exercicios
1-Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
No campo econômico, uma atitude expansionista toma conta de todas as atividades e o lucro se torna o objetivo principal de qualquer atividade. Com o capitalismo, as atividades econômicas se libertam desses limites e o lucro se torna a finalidade primeira da atividade econômica, responsável pela acumulação de riquezas e pela prosperidade. Racionalismo e planejamento começam a ser exigido dos produtores, bem como o desenvolvimento de tecnologia para produção em larga escala. Nessas condições, incentiva-se a pesquisa cientifica e se disseminam atitudes de planejamento e racionalidade que, aos poucos, inserem-se na produção e no restante da vida cotidiana busca-se conhecer os mecanismos que regulam o mundo circundante, procurando o entendimento da vida e da natureza, o conhecimento desprende-se também do visível para apreender realidades interiores e invisíveis, só discerníveis pelo uso adequado da investigação racional.
2-O que o homem da ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência de hoje?
Tendo por base a ideia de que a sociedade era regida por leis naturais, semelhantes em seu determinismo aquelas que agem a natureza e a relação entre as espécies, os filósofos da ilustração rejeitavam toda forma de controle político que intervisse sobre essa racionalidade natural e física. O controle das relações humanas, especialmente as produtivas, deveria resultar da livre ação dessas leis, cuja lógica era objetivo da ciência descobrir.
Espero que a ciência evolua cada vez mais encontrando explicações satisfatórias, que encontrem a cura de algumas doenças, e desenvolvimento tecnológico para melhorar as condições da vida