exercicios QA
Uma amostra de calcário contém 32,25% de óxido de cálcio e 16,35% de óxido de magnésio. Uma alíquota de 0,856 g dessa amostra foi analisada por complexometria. Inicialmente, a amostra de calcário foi dissolvida em HCl concentrado, sob aquecimento. O resíduo foi filtrado em papel de filtro e descartado. O filtrado foi recolhido em um balão volumétrico de 100.00 mL, o qual foi completado com água destilada até a marca, antes que a solução fosse homogeneizada. Esta solução foi chamada de solução estoque. A determinação de cálcio e magnésio consistiu em duas titulações de alíquotas de 5,00 mL da solução estoque, usando uma solução padrão de EDTA, cuja concentração foi de 0,0200 mol/L. A primeira titulação foi realizada em meio tamponado em pH 10 e usando o indicador ério T. A segunda titulação foi realizada em pH 12 (ajustado com NaOH) e usando o indicador calcon. Quantos mililitros de solução de EDTA foram gastos em cada titulação? Considere que durante as titulações todos os cuidados, tais como a adição de agentes mascarantes, foram tomados para evitar a interferência de outros cátions na determinação.
Dadas as massas molares: CaO = 56,08 g/mol; MgO = 40,31 g/mol
2-) Procedimento para a determinação de ácido ascórbico em um comprimido de vitamina C por iodimetria: Um comprido de vitamina C foi dissolvido em água e a solução diluída em um balão volumétrico de 100 mL; uma alíquota de 25 mL dessa solução foi transferida para um erlen, juntamente com 20 mL de H2SO4 20%, 0,8 g de KI e 1 mL de solução de amido 1%; a amostra foi titulada com solução de KIO3.
O iodato de potássio é usado como padrão primário para a geração de iodo, de acordo com a seguinte reação:
IO3- + 5 I- + 6 H+ = 3 I2 + 3 H2O
Sabendo-se que cada mol de iodo gerado oxidará um mol de ácido ascórbico, que a concentração da solução padrão de KIO3 é 0,015 mol/L e que o comprimido de vitamina C analisado contém 0,96 g de ácido ascórbico, determine o volume da solução de KIO3 que será gasto