Exercicios de Sistemas Digitais
R.: RPC é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar um procedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador, conectado por uma rede). O programador não se preocupa com detalhes de implementação dessa interação remota: do ponto de vista do código, a chamada se assemelha a chamadas de procedimentos locais.
RMI é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em sistemas orientados a objetos. Realiza invocações de métodos entre objetos em diferentes processos (processos podem residir no host local ou remoto).
2. Defina Corba e discuta o funcionamento da invocação remota de metodos.
R.: Corba é uma arquitetura cliente/servidor orientada a objetos onde clientes podem chamar métodos de objetos remotos do mesmo modo que chamam métodos de objetos locais (transparência de localização) tendo a referência deste objeto.
3. O que são Stubs e Skeletons e qual sua importância no processo de desenvolvimento de uma aplicação distribuída?
R.: Stubs: Os stubs clientes são as interfaces estáticas para os serviços (objetos), eles são responsáveis por tratar dos detalhes de comunicação entre clientes e servidores, empacota mensagem de comunicação.
Skeleton: realizam a mesma função dos stubs, mas do lado do servidor.
A importância de ambos é a de tirar a complexidade do programador lidar com a comunicação, deixando esse serviço para o middleware.
4. Defina ORB e apresente suas principais vantagens em relação a outros tipos de middlewares. R.: É um barramento de objetos, sua função em relação aos outros é a de fazer com que a chamada seja feita de forma transparente.
5. Quais as caracteríticas de uma IDL Corba?
R.: A interface Definition Language é usada para especificar a interface dos objetos servidores(dos