Exercicios de formatação
Fonte do texto: (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/08/1325213-juros-sobem-em-julho-e-alta-deve-persistir-diz-associacao.shtml).
As taxas de juros registradas nas operações de créditos tiveram alta em julho, e o aumento deve persistir nos próximos meses, informou a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) nesta segunda-feira (12).
A associação apurou alta de 0,03 pontos percentual na taxa de juros média para pessoa física no mês passado, até 5,48% ao mês em julho, ou 89,69% ao ano. Foi a maior taxa média para pessoa física desde novembro de 2012. Em junho, os juros já haviam subido em relação a maio (de 5,43% para 5,45%).
De acordo com a associação, cinco das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisada tiveram alta nas taxas médias de juros em julho: cheque especial, juros do comércio, financiamento de veículos, crédito oferecido por bancos e crédito oferecido por financeiras. Já os juros no rotativo do cartão de crédito se mantiveram estáveis.
Para o diretor executivo de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a alta pode ser atribuída à elevação da Selic (taxa básica usada como referência na economia brasileira) realizada em 10 de julho pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central) e que ainda não tinha sido repassada às taxas das operações de crédito.
Diante do cenário de pressão inflacionária, com o IPCA, índice oficial da inflação, acima do centro da meta do governo, Oliveira vê nova alta da Selic na próxima reunião do Copom, em 27 e 28 de agosto. "Por conta disso, é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses".
TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA AO MÊS EM JULHO
Linha de crédito
Taxa em junho de 2013, ao mês
Taxa em julho de 2013, ao mês
Juros comércio
4,08%
4,10%
Cartão de crédito
9,37%
9,37%
Cheque especial
7,73%