Exercicios CMG 9 ano
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Professor: Francisco Alves Galeno
Ano: 8º Ano
Turma:
Nome do aluno:
Resultado:
Prezado(a) Aluno(a). Esta trabalho tem como objetivo verificar os conhecimentos que você está aprendendo ao longo do ano letivo. Por isso, responda todas as questões com bastante atenção.
QUESTÃO 1
(http://25.media.tumblr.com/tumblr_m9oais81EY1qmggloo1_500.jpg. Acesso: 23/10/2012.)
A linguagem usada no segundo quadrinho caracteriza-se pelo uso de
A)
arcaísmos.
B) coloquialismos. C) neologismos. D) regionalismos. QUESTÃO 2
Este texto é a fala de um aluno, inadequada para uma conversa com o professor, pois a escola é um ambiente de aprendizagem.
Um aluno levanta a mão:
−Professor, gostaria de fazer uma colocação.
O professor atento.
−Me perguntaram há dois dias atrás e eu não sube, tipo assim, responder. Em "contas a pagar", esse "a" tem crase?
(http://goo.gl/gBEsd0. Acesso: 31/07/2013. Adaptado.)
Para adequar essa fala ao português padrão, a reescrita deve ser:
A)
“Professor, gostaria de fazer uma colocação.” e “Perguntaram-me há dois dias atrás e eu não soube, tipo assim, responder. Em ‘contas a pagar’, esse ‘a’ tem crase?”
B)
“Professor, gostaria de fazer uma correção.” e “Perguntaram-me há dois dias e eu não sube responder. Em ‘contas a pagar’, esse ‘a’ tem crase?”
C)
“Professor, gostaria de fazer uma pergunta.” e “Perguntaram-me há dois dias e eu não soube responder. Em ‘contas a pagar’, esse ‘a’ tem crase?”
D)
“Professor, gostaria de levantar uma questão.” e “Perguntaram-me há dois dias atrás e eu não sube, tipo assim, responder. Em ‘contas a pagar’, esse ‘a’ tem crase?”
QUESTÃO 3
Este trecho do livro Jorge, um brasileiro está de acordo com o português padrão, mas possui marcas que são comuns em textos orais e inadequadas na escrita.
E não apanhei o pires e vi que a garrafa tinha se quebrado. E fui, e perguntei ao moço que estava atrás do balcão quanto era tudo. E paguei e saí.