Aristoteles
01-Sobre a amizade e a justiça,marque a única alternativa correta:
A-Quando a philia se trata de cidades tem seu sentido amplificado,uma de suas expanções de sentido é:A concordância entre pessoas com ideias iguais e interesses comuns,de onde resultam na indiferença.
B-A justiça distribuitiva é aquela distribuição justa(segundo Aristóteles)que leva em conta o mérito das pessoas:se dá o desigual para desiguais,sendo que as pessoas são diferentes.
C-A amizade não se separa da justiça .Essas duas virtudes se relacionam,fundamentando juntas a unidade primordial que deve existir numa sociedade.
D-A lei para Aristóteles,é o princípio que rege a ação dos cidadãos,é a expressão política da ordem artificial criada por ele.
02-Sobre a teoria de quem é cidadão de Aristóteles,marque a única alternativa incorreta:
A-Para ele apenas os bárbaros(povo que vivia ao norte da europa)deveriam ser escravizados.
B-Os bárbaros que por serem inferiores(segundo ele)possuiam disposição para a escravidão.
C-O tratamento ao escravo deveria ser feito atravéz de laços afetivos e não cruéis. D-Homens livres e cidadãos aprisionados em guerra não deveriam ser escravizados. 03-Segundo os pensamentos de Aristóteles,marque a única alternativa correta: A-Para Aristóteles não é necessário ter defeitos,mas quando existem,são sempre os mesmos,como a corrupção,independente da constituição.
B-Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos do que apenas exercer funções públicas,algumas destas,todavia,são limitadas quanto ao tempo de exercício.
C-Aristóteles não se refere a igualdade simples ou aritmética,mas a justiça distribuitiva,segundo a qual distribuição justa é a que leva em conta o mérito das pessoas.
D-Para Aristóteles,os soldados gregos capturados em guerra deveriam ser escravizados,invéz dos cidadãos e homens livres.
04-Dentre as formas de exercício do poder que Aristóteles considerava corretas e adequadas,a que ele preferia era:
A-Aristocracia
B-Anarquia
C-Monarquia