EXERCICIOS ANEROBICOS
Comumente chamado de Musculação ou de Exercícios Resistidos, esta modalidade de exercício beneficia aqueles que pretendem ganhar massa magra (músculos), ou até mesmo implementar a massa dos músculos (hipertrofia) e também acelerar o metabolismo e reduzir o peso. Bastante conhecido pelos bodybuilders (fisiculturistas), os quais através da musculação aumentam a massa muscular para participar de campeonatos e apresentações.
A fisiologia do Exercício Anaeróbico acontece através de dois sistemas, o primeiro denominado Sistema Anaeróbio Alático, pela combinação do ATP (Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato), gera e armazena energia nos músculos. E o Sistema Anaeróbico Lático ou Glicólise Anaeróbica, o qual processa a substância alimentar denominada carboidrato, em ácido lático, que por sua vez será utilizado nos músculos em forma de glicogênio.
Dentre as funções do Exercício Anaeróbico, pode-se destacar o estímulo a resistência, densidade do osso e flexibilidade. A duração média deste tipo de exercício deve ser de 60 minutos, sendo frequência mínima de duas vezes por semana e máxima de quatro vezes. Para obter o resultado esperado, é necessário se adaptar a rotina ritmada de exercícios, respeitar o limite do corpo, sem exagerar no peso, bem como dar pausas para o descanso e recuperação muscular. Para isso, o treino regenerativo, que também pode ser chamado de descanso ativo,