Exercicio
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
SEDIS – Secretaria de Ensino a Distância
Curso de Bacharelado em Administração Pública
Aluno: Regivaldo Sena da Rocha
Matrícula: 2011076978
Pólo - Parnamirim
2° ATIVIDADE
Questões:
1. Diferencie as responsabilidades de um gestor público "geral" (nível estratégico) de um gestor público "funcional" (nível intermediário) diante do desafio do choque de gestão. Caso queira, pode usar exemplos para ilustrar esta diferença.
As responsabilidades são as mesmas, tanto do gestor público geral quanto do funcional, a diferença entre um e o outro é que, o gestor geral ocupa um nível estratégico, ou seja, o centro da tomada de decisão e geralmente corresponde à direção da empresa, sendo assim, está no nível mais alto de sua estrutura. Enquanto que o gestor funcional é o responsável por uma das funções principais da empresa, ou seja, está localizado em um nível intermediário, sendo responsável por setores como o de marketing, finanças, produção e operação, ou também podemos encontrar esse tipo de gestor nos níveis de apoio, como o setor de recursos humanos, compras, contabilidade e o setor jurídico. Trazendo o assunto para o foco da discussão com relação à questão, podemos pensar esse tipo de gestor no caso do choque de gestão que aconteceu no Estado de Minas Gerais, o gestor geral seria o Governador Aécio Neves, e os gestores funcionais seriam os seus secretários de estado, como por exemplo o secretário de planejamento, o de finanças, o da tributação, o de recursos humanos e etc..
2. Explique a importância das funções organizacionais (planejamento, liderança, organização e controle) durante um choque de gestão. Considere o texto do livro base sobre funções organizacionais para dar apoio a esta questão.
De acordo com o texto base, é imprescindível para qualquer administrador desenvolver bem as suas atribuições, se o mesmo não aplicar essas funções organizacionais. No caso