Exercicio
01. Conceitue emoção.
R: Não podemos observá-la diretamente, inferimos sua existência através do comportamento. A maioria dos autores concorda que emoções são complexos estados de excitação de que participa o organismo todo, mas alguns autores preferem atribuir significados diferentes aos termos emoção e sentimento, que se distingue das emoções por serem reações mais calmas e com uma experiência mais complexa, com mais elemento intelectuais. A maioria dos estudiosos admite dois aspectos em toda emoção: a experiência individual, interna e a expressão comportamental, externa. A emoção é tão somente respostas corporais a estímulos específicos, um estímulo produz mudanças corporais internas e as respostas manifestas aprendidas apropriadas. A emoção é uma forma de comportamento implícito em que as respostas internas se evidenciam até um curto ponto, como manifestações físicas com o rubor ou aumento na pulsação e na respiração.
02. Como Se manifestam as emoções?
R: Três indicadores são utilizados para identificá-la: Relatos Verbais: é solicitado que a pessoa fale ou escreva a respeito do que está sentindo; Observação do comportamento: são observados os gestos, a postura corporal, expressão facial e outros movimentos que podem identificar as emoções; Identificadores fisiológicos: várias alterações fisiológicas e orgânicas ocorrem durante os estados de emoção tais como condutividade da pele que aumenta com o grau de excitação emocional do individuo, mudanças de pressão, ritmo cardíaco, mudança nas dimensões da pupila do olho, a tensão e o tremor muscular.
03. As emoções são inatas ou aprendidas? Explicar a resposta.
R: O desenvolvimento emocional começa no nascimento e mesmo antes dele. Segundo Watson, há três tipos básicos de reações emocionais inatas: Um teste feito em bebês mostra quais são as três emoções inatas:
Medo: produzido por