Exercicio
CURSO DE TECNOLOGIA EM ADS
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO LINEAR 4º ciclo – Profª Sonia Sturaro Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas foi convocado na Inglaterra para estudar problemas de estratégia e de tática associados com a defesa do país. O objetivo era decidir sobre a utilização mais eficaz de recursos militares limitados. Os resultados positivos conseguidos pela equipe de inglesa motivaram os Estados Unidos a iniciarem atividades semelhantes com uma equipe de cientistas liderada por George B. Dantzig convocada também durante a Segunda Guerra Mundial. Ao resultado deste esforço de pesquisa, concluído em 1947 deu-se o nome de Método Simplex. Como fim da guerra, a utilização de técnicas de Programação Linear atraiu o interesse de diversas outras áreas.
Estrutura de Modelos Matemáticos Em um modelo matemático, são incluídos três conjuntos principais de elementos: (1) Variáveis de decisão e parâmetros: variáveis de decisão são as incógnitas a serem determinadas pela solução do modelo. Parâmetros são valores fixos do problema; (2) Restrições: de modo a levar em conta as limitações físicas do sistema, o modelo deve incluir restrições que limitam as variáveis de decisão a seus valores possíveis (ou viáveis); (3) Função Objetivo: é uma função matemática que define a qualidade da solução em função das variáveis de decisão; Problemas de programação são modelados tal que o melhor uso de recursos escassos possa ser determinado, conhecidos os objetivos e necessidade do analista sendo inteiramente expressos em termos de equações lineares.
A construção de um modelo matemático e programação linear seguem três passos básicos: Passo I: Identifique as variáveis desconhecidas a serem determinadas (elas são denominadas variáveis de decisão) e represente-as através de símbolos algébricos, por exemplo x1 e x2 ou x e y, etc. Passo II: Liste todas as restrições do problema e expresse-as como equações