exercicio
Por circuito
Modelo usado na rede de telefonia e pode ser implementada pelos protocolos FDM e TDM.
FDM -> Multiplexação por Divisão de Frequência. Onde as conexões são estabelecidas em frequências únicas e exclusivas. O canal total deste modelo da rede é dividido, igualmente, entre os pontos da rede.
TDM -> Multiplexação por Divisão de Tempo. Também chamado de TDM síncrono, essa tecnologia é dividida em quadros de duração fixa. Cada quadro é dividido em pequenos compartimentos de tamanho fixo, também chamado de slots. Ao iniciar a transmissão, o quadro atravessa o canal em um determinado tempo e, após ultrapassar o tempo determinado, é enviado outro quadro de outro emissor, e assim sucessivamente até completar um ciclo, onde será enviado o segundo quadro do primeiro emissor.
Por pacote
Divide-se em Redes Circuitos Virtuais e Redes Datagrama.
Redes Circuitos Virtuais -> possui as seguintes características:
É utilizada na comunicação entre roteadores.
Não suporta uma quantidade muito grande de transferências, pois mantém o estado de todas as conexões.
Este modelo de comunicação é estabelecido em três fases:
Estabelecimento da conexão: utiliza uma mensagem de sistema para estabelecer a conexão.
Transferência de dados: A mensagem começa a fluir entre origem e destino
Encerramento da conexão: Ao final de transferência o destino envia nova mensagem sinalização avisando aos roteadores sobre o encerramento.
Um datagrama é uma unidade de transferência básica associada a uma rede de comutação de pacotes em que a entrega, hora de chegada, e a ordem não são garantidos.
Um datagrama consiste de um cabeçalho e áreas de dados, onde o cabeçalho contém informações suficientes para o roteamento do equipamento de origem para o de destino, sem depender de trocas anteriores entre o equipamento e a rede. Os endereços de origem e destino, bem como um campo de tipo são encontrados no cabeçalho de um datagrama.
Topologias de Redes
Barramento