exercicio hidrologia
Durante o mês de julho de 1981, a afluência média a um reservatório formado por um barramento, foi de 4,3 l/s. No mesmo período a concessionária de geração de energia operou o reservatório liberando para jusante uma vazão de 2,5 l/s para atendimento de navegação, sendo que a geração de energia elétrica consumiu uma vazão adicional de 5,0 l/s. A precipitação média mensal na região foi de apenas 5 mm, enquanto a média histórica de evaporação da superfície do lago vale 110mm. Sabendo-se que o início do mês a NA do reservatório se encontrava na cota 678,03 m, determine o NA no final do mês, desprezando as perdas por infiltração.
Exercício 6
Uma das maneiras de estimar a evaporação de superfícies líquidas é através do balanço hídrico de lagos e reservatórios. No município de Matipó existe um açude com uma superfície de 20 ha e margens mais ou menos verticais. Durante o ano de 1988, a vazão afluente média ao açude foi de 42,0 l/s, tendo sido bombeada uma vazão constante de 35,0 l/s para abastecer uma destilaria de álcool. A superfície do açude subiu 1,85m no período e o pluviômetro da destilaria registrou um total de precipitação igual a 1800 mm. Estimar a evaporação direta de superfícies líquidas na região, em mm.
Exercício 7
Em uma bacia hidrográfica de área de drenagem igual a 4 km² será instalado um reservatório cuja evaporação direta é da ordem de 15% maior do que a evapotranspiração nos terrenos da bacia. Sabendo-se que a precipitação média anual na bacia é igual a 1500 mm e que a vazão média anual é igual a 100 l/s, pede-se determinar a área ocupada pelo reservatório para que a deflúvio médio anual seja 1% menor do que o deflúvio médio anual original.