Exercicio de neuroanatomia
a) Nervo
São cordões esbranquiçados, formados por fibras nervosas unidas por um tecido conjuntivo e que tem como função levar ou trazer impulsos ao sistema nervoso central. b) Tracto:
Conjunto de nervos c) Via:
Conjunto de fibras 2- Esquematize o SN com suas estruturas e divisões funcionais. Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central- encéfalo- cérebro- cerebelo- tronco encefálico- mesencéfalo- ponte- bulbo- medula.
Sistema Nervoso Periférico- nervos- gânglios.
-Encéfalo: função receber e transmitir impulsos nervosos as diversas partes do corpo através das fibras motoras presente nos nervos cranianos e espinhais.
-Cerebelo: controla os movimentos do corpo (ato de caminhar e correr) bem como proporciona o equilíbrio do organismo.
-Mesencéfalo: centro dos sentidos do organismo regendo a coordenação da visão, audição, olfato de acordo com referências de estimulo, ou seja, percepção de características de um objeto (dimensões e cores) a identificação de um som e odores.
-Ponte: efetua a inversão dos estímulos nervosos emitidos da coluna espinhal, auxilia em algumas atividades pelo bulbo, interferindo no mecanismo respiratório.
-Bulbo: regula o sistema respiratório, aparelho cardíaco, aparelho digestivo, e colabora com a fisiologia relacionadas a deglutição,salivação, espirro e tosse.
-Tronco Encefálico: função de postura e equilíbrio, pois contém núcleos motores e sensoriais executando funções motoras e sensoriais para regiões da face e da cabeça. Função de controle da respiração, freqüência cardíaca, pressão arterial, reflexos alimentares, etc.
-Medula Espinhal: tem função de conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
-Sistema Nervoso Periférico: é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central as diversas partes do corpo humano.