Trabalho de historia
Pag:156,157
Alunos:Andre Melo ,Italo Matheus,Felipe
AS LUTAS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS:
O encontro entre as populações nativas da América e os povos europeus resultou no extermínio da maior parte das primeiras.Nas colônias portuguesa e inglesa o desaparecimento da população indígena ocorreu principalmente por causa das guerras;na América espanhola ocorreu também pela excessiva exploração da força de trabalho.
Além da morte das pessoas,as sociedades americanas sofreram com a destruição cultural.Grande parte da população sobrevivente teve de renunciar aos seus valores e crenças,fazendo desaparecer culturas muito antigas.
Nos dias atuas,os povos indígenas ainda lutam por sua existência.
América Portuguesa:
Os primeiros índios a entrar em contato com os portugueses não demonstraram hostilidade e os encontros inicias teriam sido pacíficos.
A partir do momento que os índios entenderam o que os colonizadores queriam fazer aqui, o que pautou a relação entre os dois grupos foi a guerra.Apesar das derrotas sistemáticas que sofreram,os índios lutaram bravamente contra os invasores.
Guerra dos tapuias:
Um dos momentos mais graves do atrito entre portugueses e índios foi a guerra de trinta anos denominada guerra dos tapuias, ou guerra dos bárbaros.
Tapuia era a denominação usada pelos portugueses para os índios hostis, que recusavam o contato com os brancos.
GUERRA GUARANÍTICA:
Com o objetivo de redefinir as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na America, em 1750 foi assinado o tratado de Madri, que deu a Portugal a região conhecida como sete povos das missões.
A campanha de Jesus,que administrava a região,não concordou com a entrega dos territórios aos portugueses e armou os índios para resistirem a ocupação.O episódio ficou conhecido como guerra Guaranítica, em referência ao povo guarani, que