exercicio de economia politica
1) Defina utilidade para a teoria marxiana. Ela é objetiva ou subjetiva? Explique.
Para Marx, a utilidade é capacidade de satisfazer uma necessidade humana física ou espiritual. Ela é objetiva, pois são as suas características que determinam sua utilidade.
2) Em que consiste o duplo caráter do trabalho materializado na mercadoria?
Em relação ao duplo caráter do trabalho, consideramos que todo trabalho é dispêndio da força de trabalho do homem no sentido fisiológico e a qualidade do trabalho humano igual ou trabalho abstrato é o responsável pela geração do valor da mercadoria. Como, por exemplo, a tecelagem e alfaiataria, que são trabalhos úteis distintos, concretos e qualitativamente diferentes, mas apesar de serem produtivamente diferentes, ambos é dispêndio do trabalho humano.
3) Como o valor da mercadoria é determinado?
Como o valor é medido pelo tempo de trabalho, considera-se a média (valor de trabalho social) como determinadora do valor da mercadoria.
Exemplo: P1 4 horas M2 Média: 4+32= 3 P2 2 horas M1 O produtor 1 necessita de 4 horas para produzir a mercadoria 2, enquanto o produtor 1 utiliza 2 horas para a produção da mercadoria 1. Logo após, é feita a média, chegando-se até o valor da mercadoria.
4) Comente a frase: “Qualquer que seja a mudança na produtividade, o mesmo espaço de tempo fornece sempre a mesma magnitude do valor.”
A frase é verdadeira, pois a força produtiva é sempre uma força produtiva do trabalho útil concreto e determina o grau de eficácia de uma atividade produtiva adequada a um fim, em determinado tempo. Uma mudança no trabalho produtivo não modifica de modo algum o trabalho representado no valor, e como a força produtiva pertence à forma concreta útil do trabalho, não afetara o trabalho, mesmo quando se faça a abstração da sua forma concreta útil. Portanto, o mesmo