Exerccio para 4 ano fundamental
Leia o texto:
O cão e a carne
Era uma vez um cão, que ia atravessando um rio; levava na boca um suculento pedaço de carne.
Porém, viu na água do rio a sombra da carne, que era muito maior.
Prontamente ele largou seu pedaço de carne e mergulhou no rio para pegar o maior. Nadou, nadou e não achou nada, e ainda perdeu o pedaço que levava.
Moral da historia: Nunca deixes o certo pelo duvidoso. De todas as fraquezas humanas a cobiça é a mais comum, e é todavia a mais castigada.
Christiane Angelotti (adaptação da fábula do Esopo) 1) O cão largou seu pedaço de carne para a) Nadar. b) Atravessar o rio c) Mergulhar no rio d) Pegar outro pedaço de carne.
2) Em “... e mergulhou no rio para pegar o maior” (I.7), a expressão sublinhada indica a) Causa b) Lugar c) Tempo d) Finalidade
Leia o texto:
Sem barra
Enquanto a formiga
Carrega a comida
Para o formigueiro,
A cigarra canta
Canta o dia inteiro
A formiga é só trabalho
A cigarra é só cantiga
Mas sem a cantiga da cigarra
Que distrai da fadiga,
Seria uma barra
O trabalho da formiga!
José Paulo Paes 3) Em “canta o dia inteiro” sugere a ideia de a) Modo b) Tempo c) Lugar d) Causa
4) A expressão “uma barra” quer dizer que o trabalho da formiga seria a) Mais alegre. b) Menos triste. c) Muito difícil. d) Um pouco demorado.
5) Assinale o grupo de palavras que indicam na ordem de escrita as oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas. a) Café, lâmpada, plácidas. b) Sabiá, carnê, criaturas. c) Boné, laranja, pântano. d) Peão, dissílaba, sílaba.
6) As palavras proparoxítonas definem-se porque: a) A antepenúltima é acentuada. b) A penúltima é acentuada. c) Contem três sílabas. d) Todas as palavras são acentuadas.
7) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas: a) Dúvidas, estudos, segundo. b) Dramática, abono, casa. c) Laranja,