Exerc cios RNA e DNA
Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades celulares e pela manutenção da estrutura das células, além de estar relacionado com os mecanismos de hereditariedade, isso é, com a capacidade que as células e os seres vivos têm de transmitirem as suas características para os descendentes.
Existem dois tipos de ácidos nucléicos: O ácido desoxirribonucléico (DNA ou ADN) e o ácido ribonucléico (RNA ou ARN), que apresentam papéis distintos.
O DNA é encontrado nos cromossomos, dirige a síntese de proteínas e, desta forma, controla as atividades metabólicas e a arquitetura das células e dos seres vivos como um todo. é o principal constituinte dos cromossomos, estrutura na qual encontramos os genes, responsáveis por todas as características dos indivíduos, ou seja,constitui nosso material genético. O RNA recebe as informações contidas nas moléculas de DNA e as transfere para os ribossomos, onde as enzimas e outras proteínas são produzidas.
2. O que significa a sigla DNA e RNA?
O significado de DNA vem da língua inglesa; é a abreviação de Deoxyribonucleic acid. Em português, teríamos o termo Ácido desoxirribonucleico, sendo chamado de ADN.
RNA é a sigla que designa Ribonucleic acid (Ácido ribonucleico – ARN - em português).
3. Qual a função do DNA? O que significa auto duplicação?
O DNA é encontrado nos cromossomos e funciona como um livro de receita de como construir e manter um organismo. Nele está codificado como sintetizar todas as nossas proteínas, bem como as enzimas, que coordenam nosso metabolismo e todas as funções celulares.
O DNA controla toda a atividade celular. Ele possui a “receita” para o funcionamento de uma célula. Toda vez que uma célula se divide, a “receita” deve ser passada para as células-filhas. Todo o “arquivo” contendo as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que cada célula-filha receba o mesmo tipo de informação que existe na célula-mãe. Para que isso