Exerc Cio Hist Ria III
Centro tecnológico – Curso de Arquitetura e Urbanismo
Acadêmicos: Maria Candelária e Vinicius Mariot.
Disciplina: História da Arte, Arquitetura e Urbanismo III
Professor: Pedro Ernesto
EXERCÍCIO DOMICILIAR: RENASCIMENTO E BARROCO
Disserte, escreva frases completas com correção ortográfica.
1- TENDO COMO BASE A OBRA DE NICOLAU SEVCENKO, RELACIONE AS SEGUINTES IDEIAS (A, B, C) E DESENVOLVA (CITE EVENTOS E PROCESSOS RELACIONADOS):
A) AO RETROCESSO GRADUAL DO FEUDALISMO CORRESPONDE O FORTALECIMENTO DO PODER REAL.
Na Europa, durante a Idade Média, o feudo era uma propriedade que o senhor feudal concedia a outro nobre denominado, então, de vassalo. Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança. O sistema caracterizava-se pelo poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, trabalho servil e economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca (escambo). O feudalismo fragmentava o território europeu em diversas unidades independentes. Entretanto, no período caracterizado como Baixa Idade Média (séc. XI a XIV) os feudos entraram em decadência. Estabeleceu-se cada vez mais o contato com o oriente, primeiramente com as cruzadas e depois com feitorias comerciais permanentes. Houve crescimento populacional e aumento na produção dos campos. Surgem gradativamente as grandes cidades e o comércio. Além disso, as revoltas populares resultantes da Peste Negra e da alta exploração pela nobreza contribuíram para o declínio do sistema feudal, assim como a Guerra dos 100 Anos.
Diante de tantos acontecimentos, o enfraquecimento da nobreza abre espaço para a expansão monarca. O monarca moderno foi decisivo na condução da guerra e aplacou as revoltas populares. A burguesia usou-o como um defensor de seus interesses pelo novo sistema econômico. A unificação politica significava a unificação também das moedas, impostos, leis, fronteiras, medidas e