exemplo plano de negocios
O PLANO DE NEGÓCIO
Pequena Indústria de Confecção de Jeans
1ª PARTE: DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
A elaboração do plano de negócio para uma pequena industria de confecções de jeans, como qualquer outro tipo de empreendimento, deve começar com a descrição, mas antes é preciso identificar a oportunidade do empreendimento e obter informações sobre ele.
Com base nessas informações, faz-se a formulação do conceito do negócio. E, para terminar esta fase, identificam-se os riscos, de modo a apontar as estratégias, ou seja, as medidas capazes de reduzi-los ou eliminá-los.
OPORTUNIDADE DO NEGÓCIO
Vamos imaginar que uma pessoa de nome Juarez da Silva Mendes e sua esposa, Maria do Socorro Mendes, sejam bons profissionais de corte e costura. Ele é alfaiate desde a adolescência — profissão que herdou do pai — e ela é costureira há pouco mais de três anos. Os dois exploram uma pequena alfaiataria que funciona na própria residência do casal, alcançando relativo sucesso.
O dia-a-dia da pequena alfaiataria mostrou que os pedidos para confecção de jeans aumentavam cada vez mais.
O casal foi levado pelos fatos a pensar que, talvez, estivesse diante de uma oportunidade de negócio.
Racionalmente explorada, pensavam eles, essa oportunidade poderia apresentar boas probabilidades de expansão e, quem sabe, de sucesso.
Depois de refletir cuidadosamente, o casal decidiu buscar dados que pudessem confirmar a oportunidade percebida. Após alguns meses de pesquisa, marido e mulher chegaram às seguintes informações: a cidade onde viviam tinha, aproximadamente, 500 mil habitantes, a maior parte de baixa renda; a população de baixa e média-baixa rendas consumia grande quanti dade de jeans, fabricados em sua maior parte em grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; havia uma faixa da população ainda à margem do mercado, cons tituindo um considerável público potencial, principalmente para