Exemplo de projeto de redes
Um ponto muito importante e freqüentemente relegado a um segundo plano, é a documentação de uma rede de comunicação.
Particularmente em redes mais antigas, não projetadas de acordo com as normas de cabeamento estruturado, nem sempre é fácil encontrar informações em quantidade e qualidade suficientes para que se possa substituir o administrador da rede sem sentir um frio na espinha.
Sim, isso seria o ideal. Poder substituir seu administrador de rede, sem ter de passar semanas – ou meses – com medo de que a rede possa entrar em colapso e parar de funcionar de uma hora para outra.
Com a aderência cada vez maior às normas do cabeamento estruturado, esse problema tende a diminuir, na medida em que a própria norma prescreve um padrão de documentação de rede – ao menos para o cabeamento.
Mas somente a documentação do cabeamento não é suficiente.Oque dizer dos usuários da rede? Quantos são? O que esperam da rede? Que serviços são oferecidos? Quais serviços devem estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana? Qual o desempenho que se espera desses serviços?
Essas, e tantas outras perguntas, deveriam ser respondidas por uma boa documentação de rede. Obviamente, não é simples elaborar e, principalmente, manter atualizada tal documentação.
Diversas proposições existem para tentar definir o que, onde e como deve-se documentar em relação à uma rede. Este documento é uma proposição. Ele não pretende ser completo e nem conclusivo. É uma composição de diversas proposições já analisadas e usadas pelo autor, com um pouco da experiência adquirida ao longo dos anos.
Roteiro para documentação da rede
O roteiro proposto aqui objetiva tornar mais metódico o procedimento de documentação de uma rede. Não necessariamente todos os seus passos precisam ser seguidos – embora isso seja o recomendado.
O importante é que exista algum tipo de documentação da rede, de modo que o administrador e seus auxiliares possam recuperar a funcionalidade da rede no menor