Exemplo de partido arquitetônico
PENSANDO PRIMEIRAMENTE EM REMANEJAR OS 13 LOTES FAMILIARES DO QUARTEIRÃO PARA A NOVA EDIFICAÇÃO HABITACIONAL COLETIVA, FOI FEITO O PROJETO QUE APESAR DE SER POPULAR, NÃO SE ESQUECE DE TRABALHAR ÁREAS VERDES, MUITO ARBORISMO COM CORES VARIADAS, ÁREAS DE CONVÍVIO PARA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR, ONDE EDIFÍCIO E ENTORNO INTERAGEM ENTRE SI.
ESTE PROJETO POSSUI OITO LOJAS PARA COMÉRCIO EM SEU PAVIMENTO TÉRREO, E VINTE E QUATRO APARTAMENTOS RAZOAVELMENTE ESPAÇOSOS QUE COMPORTA UM NÚMERO MAIOR DE FAMÍLIAS, COM POSSIBILIDADE DE NOVOS MORADORES; HÁ ACESSIBILIDADE EM CADA CÔMODO, E DUAS OPÇÕES DE APARTAMENTO COM POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO E MUDANÇAS.
TRABALHANDO COM BASE NA ABNT E CONSULTANDO A NORMA DE ACESSIBILIDADE 9050, ONDE NÃO SE PENSA APENAS NO CADEIRANTE, MAS TAMBÉM NO IDOSO, DEFICIENTE VISUAL, GESTANTES... NOS BANHEIROS SÃO PREVISTAS BARRAS, AS CALÇADAS ELEVADAS PRIORIZAM O PEDESTRE, SÃO LIVRES DE OBSTÁCULOS, COM RAMPAS E COM PISO TÁTIL, AS SOMBRAS DAS ÁRVORES AMENIZAM O CALOR, HÁ TAMBÉM AS ÁREAS DE CONVÍVIO ONDE AS PESSOAS PODEM SENTAR E DESLUMBRAR COM O PAISAGISMO CONTEMPORÂNEO – ESPELHO D’ÁGUA, DECK, PERGOLADO, TABULEIRO GRAMADO, BANCOS, MESAS, ETC.
ALÉM DISSO, O ENTORNO É OUTRA OPÇÃO PARA OS MORADORES INTERAGIREM COM O ESPAÇO, ONDE PODEM PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, ALIMENTAÇÃO, DESCANSAR EM DIFERENTES PONTOS DO CIRCUITO DA ORLA FERROVIÁRIA E CONHECER TAMBÉM A HISTÓRIA LOCAL COM OS MUSEUS DAS ÁREAS VIZINHAS. AS ÁREAS COMERCIAIS NO PAVIMENTO TÉRREO É A LIGAÇÃO DO PÚBLICO COM A EDIFICAÇÃO, ALAVANCANDO O COMÉRCIO LOCAL E VALORIZANDO AS EDIFICAÇÕES.
O ESTACIONAMENTO É PRÓXIMO AOS BLOCOS PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA. O PROJETO INCLUI OITO VAGAS DE ESTACIONAMENTO PÚBLICO, SENDO UM PARA PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E ESTACIONAMENTO INTERNO (PRIVADO) COM CANCELA E SUPERVISÃO DE UMA PESSOA RESPONSÁVEL PELO LOCAL, ACESSO APENAS PARA MORADORES DO MESMO E O BICICLETÁRIO COM CAPACIDADE PARA 26 BICICLETAS.
A EDIFICAÇÃO FOI PROJETADA