Caso concreto 2
Questão discursiva:
Resposta: A ciência distingui-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em: hábitos , preconceitos,tradições,enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações , métodos sistemáticos e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade, ou seja, Senso comum: aquilo que é passado de um para outro, é a sabedoria popular, não tem comprovação, experimento, observação. Foi o legado dos mais velhos para os mais jovens. Cultura de gerações.
Conhecimento Científico: passado para nós após observação, experimentos, comprovações de pesquisas.
Exemplos de senso comum:
- Comer leite e manga faz mal .
- Chá de boldo cura problemas no fígado
Questão de múltipla escolha?
Alternativa : A
Aplicação Prática e Teórica (semana 2)
A - As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas organizadas entre os séculos 15 e 16 que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados , terras , povos , flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. Com as navegações oceânicas, ocorreram diversas mudanças que foram muito importantes: mudança na concepção do mundo, ampliação do conhecimento da astronomia , desenvolvimento da cartografia, propagação da cultura europeia para os outros continentes (inclusive do cristianismo) e povoamento e exploração das terras encontradas.
É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno, pois foi nesse período que Cabral chegou com suas caravelas .que chamou até então primeiramente de Monte do Pascoal , logo depois ,voltando para fazer suas explorações.
B - O direito utilizado na metrópole teve como influência o direito romano. Esse direito, da forma que era aplicado em Portugal, foi trazido para o Brasil, na sua completude, sem sofrer alterações e adaptações, comprometendo assim a realização da justiça e a organização da sociedade, já que a situação em que se encontrava