EXEMPLO ANALISEGRAFICA
4447 palavras
18 páginas
Departamento de Artes e DesignESTUDOS SOBRE RECURSOS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS DO
DESIGN GRÁFICO EDITORIAL - SEGUNDA FASE
Aluna: Welida José Barbosa
Orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima
I – Introdução
Para todo projeto gráfico é necessária e imprescindível uma ordenação projetual. É estabelecida e aplicada uma metodologia que leva em consideração os “elementos estéticos-visuais textuais e não-textuais (...) incluindo a ilustração, a criação e a ordenação tipográfica (Villas-Boas,
2003:12-13). Determinam-se conceitos, público/usuário, estruturas, composições visuais e objetivos comunicacionais, aspectos formais do produto (semânticos, sintáticos e pragmáticos).
Na composição gráfica de uma capa ou páginas de revista, por exemplo, a análise da estrutura e sua metodologia de ação - possibilitam uma outra dimensão interpretativa além das palavras. Essa estrutura, composta pelos elementos estéticos e visuais, possui a força de atuar sobre o discurso textual e pode formar até mesmo um novo discurso complementar ou paralelo. As imagens podem amplificar ou restringir um discurso. Até as palavras dispostas graficamente podem ganhar um peso semântico diferenciado em seu argumento.
Cada revista – como cada veículo de divulgação - possui o seu próprio design gráfico editorial.
Esse design caracteriza a linha de atuação e de pensamento desse veículo. E, conseqüentemente, caracteriza e representa o pensamento de seus editores e determina toda a linha metodológica que orienta a composição gráfica do veículo. O discurso textual e o discurso estético-visual obedecem essa linha de ação.
Assim, o design gráfico editorial “é o segmento que trabalha com um tipo de empreendimento específico na produção de livro, jornal, revista. Trata do projeto gráfico do material que será veiculado por essas mídias e é responsável pela visualidade do projeto editorial” (Niemyer, 2002:27).
Toda revista, noticiosa ou não, segue uma linha editorial. Segundo Rabaça e Barbosa
(2001:432-433),