Exclusão e questões culturais
A sociedade brasileira possui como característica marcante uma imensa diversidade cultural. A maneira como ocorreu o nosso processo de colonização levou ao surgimento de um povo riquíssimo etnicamente. São muitas as raças e os credos que compõem a identidade nacional. Porém, muitas vezes, não damos o devido valor à existência dessas diferenças.
Há muito tempo, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, as minorias são vítimas de preconceito. A marginalização dos nordestinos no Sudeste, a segregação que ainda ocorre nas relações entre negros e brancos e o desrespeito à cultura indígena são alguns dos vários exemplos que comprovam a dificuldade do povo brasileiro em lidar com a diversidade.
É verdade que, nos últimos anos, o debate sobre questões polêmicas como, por exemplo, as cotas para índios e negros nas universidades, vem ganhando espaço na mídia, o que reflete uma maior preocupação social em relação ao tema. Por outro lado, movimentos segregacionistas que nos remetem aos tempos do nazismo ainda persistem.
De acordo com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO, "a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza". Por isso, devemos cultivar a miscigenação das raças e valorizar as diferenças culturais existentes em nosso país. Esse é, certamente, um grande desafio para todos, mas extremamente necessário para a superação do preconceito. ¹
Exclusão social
Exclusão social é um tema da atualidade, utilizado nas mais variadas áreas do conhecimento, mas com sentido nem sempre muito preciso ou definido. Primeiro de uma série de artigos, nosso intuito é oferecer uma visão esclarecedora a respeito.As exclusões são de uma forma geral, dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de