Exclusão sociaç

6092 palavras 25 páginas
“Reflexão sobre exclusão social e pobreza”

Índice

Introdução

Conceito de exclusão social 5

Tipos de exclusão social 6

Modos de vida na exclusão social 7

Pobreza 15

Categorias sociais 18

Reflexão final 23

Bibliografia

Introdução

Na disciplina de teoria aplicada à análise da pobreza/exclusão social do Mestrado de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social foi proposto, aos alunos, realizar um trabalho/reflexão sobre a temática da pobreza/exclusão, abordando todos os temas discutidos nas aulas e reflectir sobre estes.

Para melhor entender o que significa exclusão/pobreza foi efectivada uma análise sobre o conceito de exclusão, de pobreza, dos tipos de exclusão, e dos vários tipos de pobreza.

Ao falar de exclusão referimo-nos as dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento, e até mesmo à discriminação de um determinado grupo de uma determinada sociedade. O grupo de excluídos, ou que sofre de exclusão necessitam de estratégias ou politicas de inserção de modo a que possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.

Normalmente o termo exclusão social encontra-se ligado aos grupos desfavorecidos, no qual tem uma maior predisposição de se encontrarem na marginalização, sendo por isso grupos mais favoráveis a decorrerem num processo de exclusão social. Pois vai-se afastando progressivamente da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade.

1. Conceito de exclusão social

A noção de exclusão social pertence à perspectiva própria da tradição

Relacionados

  • fundamentos
    789 palavras | 4 páginas
  • Direito
    177839 palavras | 712 páginas
  • GUSM O Paulo Dourado De Introdu O Ao Estudo Do Direito
    175199 palavras | 701 páginas
  • Pluralismo Jurídico Antropológico
    186515 palavras | 747 páginas