Exclusão social
ÁCIDO FÓLICO: O ácido fólico (folato), que desempenha um papel chave no metabolismo dos grupos de um carbono, é essencial para a biossíntese de vários compostos. A falta de ácido fólico é provavelmente a deficiência vitamínica mais comum nos Estados Unidos, principalmente entre mulheres grávidas e entre alcoolistas.
- A função do ácido fólico: O tetra-hidrofolato (folato reduzido) recebe fragmentos de um carbono de doadores como a serina, a glicina e a histidina, e os transferem para intermediários na síntese de aminoácidos, purinas e monofosfato de timidina (TMP), uma pirimidina encontrada no DNA.
-Anemias nutricionais: A anemia é uma condição na qual o sangue apresenta concentração de hemoglobina abaixo do normal, o que resulta na redução da sua capacidade de transportar oxigênio. As anemias nutricionais causada pela ingestão inadequada de um ou mais nutrientes essenciais podem ser classificadas de acordo com o tamanho dos eritrócitos ou com o volume corpuscular médio. A anemia microcítica, causada por falta de ferro, é a forma mais comum de anemia nutricional. A segunda principal categoria de anemia nutricional, a macrocítica, resulta da deficiência em ácido fólico ou em vitamina B12.
COBALMINA ( VITAMINA B12 ): Em humanos, a vitamina B12 é necessária para duas reações enzimáticas essenciais: A remetilação da homocisteína em metionina e a isomerização da