Excelente Produto
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
INDICADORES
Manaus – AM
LUCAS DUQUE MELO – 21353049
Acadêmico de Zootecnia
INDICADORES
Manaus – AM
Introdução
No dia 22 de Agosto de 2013 aconteceu no Laboratório de Química Analítica, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), uma aula prática sobre indicadores em que foram utilizados diversos indicadores misturados em soluções-problema. As experiências foram utilizadas para a determinação de determinados compostos básicos e ácidos, sendo identificados a partir de suas diferentes propriedades visíveis. Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor, apresentando assim a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido (grupo H+), e de uma base (grupo OH-).
Objetivo
O objetivo desse experimento é identificar a mudança de cor das quatro soluções misturadas com os cinco indicadores, visualizando se são ácidas ou básicas e também identificar o pH das quatro soluções-problema.
Fundamentação Teórica
Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos. Podem ser classificados de acordo com o mecanismo de mudança de cor ou os tipos de titulação nos quais são aplicados.
Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas, isto significa que mudam de cor em função do pH.
Existe um grande número de indicadores ácido-base, mudando de cor de acordo com a concentração de íons