Química Inorgânica, Grupo 15
1O grupo 15 da tabela periódica é constituído pelos elementos: Nitrogênio (N), Fósforo (P), Arsênio (As), Antimônio (Sb) e Bismuto (Bi) e possuem configuração eletrônica ns2 np3. No Antimônio e no Bismuto há a presença do efeito do par inerte, fazendo com que esses assumam nox +3. Nesse grupo temos a presença de ametais, metais e metalóides. O nitrogênio é o único que se apresenta como gás nas condições ambientes, os outros são sólidos.
2O efeito do par inerte é caracterizado pelo não uso dos elétrons do subnívelns, que reduz o nox esperado em duas unidades. Os elétrons desse subnível não serão usados para realizar ligações porque o efeito de blindagem pelo subnível d é menor do que para os subníveis s e p. Dessa forma, há uma maior atração entre o núcleo e os elétrons de valência. Como a energia gasta para desemparelhar um elétron de valência será muito grande, a ponto da energia liberada após a ligação não compensar a energia gasta, será mais frequente o efeito do par inerte.
3O grupo 16 é constituído pelos elementos: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te) e Polônio (Po) e possuem configuração eletrônica ns2 np4 , os elementos mais pesados possuem o orbital d preenchido, o que faz com que os nox mais elevados não sejam atingidos, no caso do Polônio, este possui nox mais comuns +2 e +4. Nesse grupo também temos ametais, metais e metaloides. O oxigênio é o único que se apresenta como gás nas condições ambientes, os outros são sólidos.
4O grupo 17 é constituído pelos elementos: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At) e possuem configuração eletrônica ns2 np5. O flúor, por ser o elemento mais eletronegativo, tem nox restrito -1 ou 0. Os outros possuem uma variação bem grande do nox. Neste grupo temos apenas a presença de ametais, e todos estão presentes nas formas diatômicas sob condições ambientes.
Objetivo
Pretende-se, com a prática, observar o comportamento dos gases halogênios, nitrogênio, oxigênio e cloro,