Excelencia da Auditoria Interna
Welderson Rubens da Silva Adriana Gomes da Silva Vanderleia Schneider Mariléia Silva Varejão Kunsch Vera Lúcia Santolini Borges
Curso: Bacharel em Ciências Contábeis
Polo : Vitória/ES
Orientador: Profa. Esp. Vera Lúcia Padilha Marioli
RESUMO
Este trabalho visa demonstrar a relevância da implantação de Controles Internos nas instituições, como auxilio aos gestores nas tomadas de decisões. A Auditoria Interna não é aplicada pela maioria das instituições mesmo os gestores tendo conhecimento da importância para a instituição. Por ser a atividade de auditoria bastante dinâmica e está em permanente mutação, é necessário um instrumento de controle eficaz e que contribua para as tomadas das decisões, com adequação e eficácia dos controles internos. O Plano de Ação deve ser desenvolvido visando para nortear as ações, a concepção de análise adotada e a definição das políticas da empresa.
Palavras-chave: Auditoria Interna, Controle Interno e Planejamento.
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, as empresas buscam cada vez mais maneiras de diminuir eventuais problemas com fraudes e processos internos além de estarem sempre buscando credibilidade junto a parceiros, clientes e fornecedores, com isso as empresas buscam implantar periodicamente auditorias internas para busca e identificação de possíveis fraudes e problemas.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a viabilidade de uma auditoria interna, descrevendo o funcionamento e a sequencia de um processo de auditoria, destacando a implantação dos controles internos, técnicas, procedimentos, responsabilidades do auditor alem dos papeis de trabalho e Programa de Auditoria. Com a realização de testes e análises por parte dos auditores permite-se avaliar se a auditoria interna pode ou não minimizar os erros e fraudes dentro de uma instituição.
A escolha deste tema se deu pelo fato da importância de prevenir fraudes e erros que possam vir a levantar