Excel Aplicado a Gestão Empresarial
É de fundamental importância a sua função nas organizações ele é o responsável por orientar e exercer tarefas ligadas à análise, classificação e conciliação contábil com o objetivo de promover a demanda de pagamentos e recebimentos. Além disso, é este o profissional que prepara balanços e balancetes, elabora relatórios de contabilidade e faz a análise vertical e horizontal de despesas e contas patrimoniais relacionadas ao ativo imobilizado da empresa para a qual trabalha.
A formação básica deste profissional é curso superior em ciências contábeis. Este curso é oferecido em todo o Brasil e tem as seguintes disciplinas na grade curricular: Contabilidade de custos; Estatística; Direito tributário; Matemática financeira; Análise de custos; Contabilidade de responsabilidade social; Planejamento estratégico; Custos logísticos; Contabilidade em moeda constante; Marketing; Administração mercadológica; Contratos comerciais; Mercado de capitais; Engenharia econômica, etc.
Além disso, espera-se que o profissional seja objetivo, tenha raciocínio rápido, possua conhecimento avançado em matemática e em Excel.O analista contábil atende também órgãos fiscalizadores e reguladores e pode atuar na área de contabilidade de pequenas e grandes empresas. Ele pode também atuar de forma autônoma como consultor empresarial opinando sobre o custo de projetos de uma determinada empresa, ou, ainda ocupar cargos públicos.
Diante desse contexto, para que o contabilista alcance êxito em sua carreira, a qualificação profissional torna-se condição indispensável, tornando-o capaz de acompanhar a evolução dos negócios que se encontra em constante mutação. Sendo assim os analistas devem agregar capacidades técnicas, comportamentos éticos, prudentes e íntegros, novas tendências estão surgindo para o profissional contábil.