exames quimicos de urina
Fatores de interferência: destruição da bilirrubina por exposição da amostra à luz, presença de pigmentos urinários.
Interpretação clínica:o resultado deve ser negativo, caso for positivo o paciente pode apresentar obstrução do ducto biliar, lesão hepática como hepatite e cirrose, câncer, doenças na vesícula biliar.
Cetona
Influência: Presentes em pacientes diabéticos ou após jejum prolongado.
Interferência: podem ocorrer resultados falso-negativos devido o uso de medicamentos anti-hipertensivos ou medicamentos ftaleínas, fenilcetonas, conservente 8-hidroxiquinolona, ou com metabólicos de L-dopa.
Interpretação clínica: o resultado deve ser negativo, para a presença de cetona, caso for positivo pode ser indicativo de diabete melitos, perda de carboidratos por vômitos, carência alimentar , redução de peso.
Leucócitos
Fatores de interferência: amostras com densidade específica alta, onde a plasmólise dos leucócitos pode impedir a liberação de suas esterases.
Interpretação clínica: O resultado deve ser negativo para a presença de urina, caso ocorra a presença pode ser indicativo de uma possível infecção do trato urinário. Nitrito
Influência: Ausente na urina normal. Sua presença indica presença de alguns tipos de bactérias na urina.
Fatores de interferência: leveduras e bactérias gram-positivas que não reduzem o nitrato, tempo de contato entre o nitrato e as bactérias, presença de ácido ascórbico, uso de antibióticos, amostras não recentes pois bactérias contaminantes produzirão nitrito.
Interpretação clínica: Útil para detectar cistite e pielonefrite. Pode ser usado para avaliar o desempenho de antibioticoterapia.
Proteina
Influência : Ausentes na urina normal. Presentes em diversas doenças renais e diabetes.
Fatores de interferência: urina alcalina pode dar um resultado falso positivo,. Resultados falso negativo ocorrem com a contaminação do recipiente da amostra com detergente. Desidratação e exercícios