exames peridicos
O objetivo dos exames periódicos é a avaliação do estado de saúde dos servidores e tem caráter preventivo, visando identificar possíveis alterações relacionadas com a atividade laborativa e, ou com o ambiente de trabalho, caracterizando-se como uma atividade importante para promoção à saúde e identificação precoce de doenças.
A Universidade realizará os exames periódicos por meio do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), que promoverá consultas, os respectivos exames e avaliação clínica, com a emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) pelo médico do trabalho ao final deste processo. Os exames ocupacionais serão realizados, conforme critérios de idade, gênero. E estão descritos no art. 6◦ do decreto 6.856/09. Estes se classificam como básicos, complementares e específicos. a) Exames básicos: comuns a todos os servidores: Avaliação clínica, Hemograma completo, Glicemia, Urina tipo I, Creatinina, Colesterol total,Triglicérides, TGO, TGP e Citologia Oncótica – o Papanicolau (para mulheres).
b) Exames complementares: relacionados com a idade e gênero do servidor: Servidores com mais de 45 anos de idade: Oftalmológico; Servidores com mais de 50 anos de idade: Pesquisa de sangue oculto nas fezes; Mamografia para as mulheres e PSA para os homens.
c) Exames específicos: pertinentes à atividade laboral, ao local ou ambiente de trabalho e com os fatores de riscos a que estão expostos os servidores.
O intervalo de tempo para a realização dos exames também está baseado em critérios de idade, gênero e ocupacionais, da seguinte forma:
I - bienal, para os servidores com idade entre dezoito e quarenta e