exames ocupacionais
EXAMES
OCUPACIONAIS
1
Exames ocupacionais
Apesar da qualificação profissional ser um dos principais requisitos no mercado de trabalho, a saúde também é levada em consideração pelas empresas na hora de assinar a carteira de trabalho. E a hora da verdade para os futuros contratados é o exame admissional, uma avaliação médica feita nas primeiras semanas de trabalho. Depois de empregado, o profissional ainda é submetido a exames periódicos. Estes exames médicos ocupacionais são obrigatórios por lei. São procedimentos simples adotados nos momentos da admissão, da demissão e periodicamente, dependendo do cargo exercido.
“A lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, estabelece normas regulamentadoras e funciona como uma bíblia para a segurança e medicina do trabalho. Com base nela, desenvolvemos programas de controle da saúde ocupacional para empresas e acompanhamos seus funcionários.
2
1
05/10/2012
Exames ocupacionais
Os exames são importantes tanto para o contratado quanto para a empresa, por se tratarem de uma proteção para ambas as partes na garantia de seus direitos. Os resultados, no entanto, não podem ser usados para discriminar o trabalhador. O objetivo principal é verificar se o candidato tem condições de saúde para exercer determinada atividade.
Ter um bom condicionamento físico, por exemplo, é essencial para trabalhos que exigem esforços.
Outra função dos exames é garantir que a saúde do funcionário seja preservada e evitar que seja degradada devido ao trabalho.
É uma garantia porque, se ao longo do tempo de trabalho o empregado adquirir alguma doença em decorrência de suas funções, ele poderá ser indenizado por isso.
3
Exames ocupacionais
Exame admissional
O primeiro contato do profissional com os cuidados da Medicina e Segurança do Trabalho é o exame admissional, trata-se de uma anamnese, uma entrevista detalhada sobre o estado físico e mental para a função do novo contratado.
Na conversa,