Contabilidade
ALUNO: Luan Oliveira - EXERCÍCIOS 1.3; 2.1; 2.2 e 2.3 -
1.3
O custo do produto é composto somatório das despesas variáveis mais as despesas fixas (impostos, matéria prima, mão de obra direta, contas mensais...). Ou seja, são todos os valores que houve um gasto para a produção do produto, seja esse serviço diretamente ligado ao produto ou não. O valor dos custos é tudo o que foi pago para a fabricação do que é desejado.
2.1
Não. Embora meu conhecimento ainda seja limitado e tenha dificuldade de explicar, acredito que existem diferenças entre esses conceitos.
Gasto: o que são considerados com gasto financeiro para ter qualquer produto ou serviço sem visar um retorno financeiro, como um investimento por exemplo.
Exemplo: quando se compra ‘coisas em geral’, como roupas, sapatos, acessórios pessoais e etc. Nesse caso quem compra não espera retorno financeiro.
Custo: os gastos feitos para a utilização de outros serviços e produtos podem ser considerados custos. E o custo pode ser considerado gasto quando não é utilizado para a produção de outros bens e serviços.
Exemplo: uma empresa que compra máquinas para produção de um produto X terá a máquina como custo de produção.
Despesa: As despesas podem ser consideradas gastos quando têm apenas a finalidade de suprir uma necessidade por um bem ou serviço. Quando os gastos se tornam frequentes e diminuem o orçamento permanente, são considerados despesas. Exemplo: impostos.
2.2
Custo direto é tudo aquilo que está relacionado a produção DIRETA do produto em questão. Por exemplo, se quero produzir uma roupa, o tecido é um custo direto daquele produto.
Usando o mesmo exemplo da roupa, o supervisor de funcionários da área de confecção de roupas é um custo indireto, uma vez que o serviço/trabalho dele não tem uma relação direta com o produto final desejado. Sendo assim, custo indireto é aquilo que tem ligação com a produção do que é desejado, porém,