Exames do pré-natal farmácia hospitalar
EXAMES DO PRÉ-NATAL
CANOINHAS
2012
EXAMES DO PRÉ-NATAL
Os exames, que têm por objetivo monitorar a gestação e o desenvolvimento do feto, podem salvar a vida do bebê ao detectar problemas antes que afetem mãe e filho.
Um bom pré-natal vai avaliar e acompanhar condições pré-existentes ou decorrentes da gravidez na mãe, como por exemplo, pressão alta ou diabetes e checar se há potenciais problemas com o feto. O mais importante, contudo, é que a mulher saiba que estes exames devem ser feitos por todas as grávidas, seja a gravidez de risco ou normal. O ideal mesmo, é que os cuidados pré-natais comecem antes mesmo da gravidez. Quando a mulher começar a planejar ter um filho, o mais indicado é que procure seu ginecologista para uma avaliação geral focado numa futura gestação.
A mortalidade infantil pode ser reduzida com medidas simples de promoção de saúde. Os médicos e familiares devem estar atentos em relação a ações como adequado controle pré-natal em todas as grávidas, aleitamento materno, seguimento do calendário vacinal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do bebê e encaminhamento para os serviços de saúde no caso do aparecimento de qualquer sinal de risco.
Principais exames do pré-natal
Em todas as consultas de pré-natal, a equipe de saúde deverá medir a pressão arterial da paciente, verificar seu peso, medir sua barriga e escutar o coração do bebê. Durante o pré-natal, os médicos devem realizar, no mínimo, os seguintes exames:
Hemograma completo
O hemograma é capaz de identificar se a gestante apresenta alguma infecção, reação tóxica ou quadro alérgico; se tem riscos de sofrer hemorragias ou tromboses; e se está ou não com anemia.
Glicemia
Exame verifica se a mulher apresenta ou não riscos de desenvolver diabete gestacional: um quadro que acontece com frequência entre grávidas, e que pode provocar problemas tanto para elas